REUNIÃO GERAL DA CSIH WCA: resultados, perspectivas e compromissos

data Publicado em 24/11/2023

O Instituto da Sociedade Civil para a Saúde na África Ocidental e Central (CSIH WCA) tem um novo comité de direção. As organizações membros renovaram os seus órgãos directivos na Assembleia Geral realizada a 23 e 24 de novembro em Accra, no Gana.
Alain MANOUAN assumiu a presidência do Comité de Direção da CSIH WCA, composto por 13 membros, no lugar do Dr. Aliou SYLLA, que se disse orgulhoso do trabalho realizado nos últimos três anos: "Foi um prazer trabalhar com homens e mulheres que demonstraram o seu empenho nas grandes causas da nossa região. Estou muito orgulhoso dos resultados alcançados em tão pouco tempo.

Toyin Chukwudozie (NIGÉRIA) foi eleito vice-presidente, Adja Magatte Mbodj (SENEGAL) secretário-geral, Rachel Ndaya, secretária-geral adjunta, Aliù DJALÓ (GUINÉ BISSAU) continua a ser tesoureira e Christine KAFANDO (BURKINA FASO) é agora tesoureira adjunta.

3 anos após a criação do Instituto, os membros fizeram também o balanço dos objectivos alcançados e dos desafios ainda por vencer.

Como reconhece Aliou SYLLA, antigo presidente do Instituto, o mecanismo está "apenas a começar a funcionar" e ainda precisa de apoio para os próximos três anos.

No entanto, os resultados destes 3 anos são já sólidos. O secretariado da CSIH WCA, sediado em Dakar, e as suas organizações membros conseguiram mobilizar recursos, principalmente da ONUSIDA, para ultrapassar a pandemia da COVID-19, produzir documentos práticos para as organizações comunitárias (kits de ferramentas, guias, etc.) e reforçar as capacidades dos vários actores da sociedade civil.

A partir de agora, um dos principais desafios será o de apoiar o trabalho das organizações. De facto, todos os participantes concordam que o financiamento interno é essencial para resolver os problemas de saúde prioritários da região. Já de olhos postos no futuro e conscientes dos limites da ação individual, querem consolidar a sua já sólida rede.

Nguissali TURPIN, Diretor Executivo do Instituto, é categórico: o CSIH WCA continua a ter a sua razão de ser. Já não se trata de deixar que os outros falem pelos africanos, "mas de escrever o menu com as grandes organizações internacionais em vez de ficarmos entregues a nós próprios".

Esta declaração foi aplaudida pela Assembleia Geral, que estava mais determinada do que nunca a avançar de mãos dadas para melhorar a saúde das populações do continente.

Para o efeito, os membros presentes definiram as prioridades estratégicas do organismo pan-africano para os próximos três anos.

O futuro do Instituto está assim assegurado. Foi com grande satisfação que todos os representantes das OSC aplaudiram os novos membros do Comité de Direção, antes de aguardarem com expetativa uma nova revisão dentro de dois anos.